quinta-feira, 4 de julho de 2024

 DEUS FALA COM ABRAÃO E O MOTIVA A NÃO DESISTIR, A PROMESSA É GRANDE... OS MISTÉRIOS DE DEUS ACONTECEM


MEDITAÇÃO:


GENESIS 14 E 15


E aconteceu nos dias de Anrafel, rei de Sinar, Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim,

Que estes fizeram guerra a Bera, rei de Sodoma, a Birsa, rei de Gomorra, a Sinabe, rei de Admá, e a Semeber, rei de Zeboim, e ao rei de Belá (esta é Zoar).

Todos estes se ajuntaram no vale de Sidim (que é o Mar Salgado).

Doze anos haviam servido a Quedorlaomer, mas ao décimo terceiro ano rebelaram-se.

E ao décimo quarto ano veio Quedorlaomer, e os reis que estavam com ele, e feriram aos refains em Asterote-Carnaim, e aos zuzins em Hã, e aos emins em Savé-Quiriataim,

E aos horeus no seu monte Seir, até El-Parã que está junto ao deserto.

Depois tornaram e vieram a En-Mispate (que é Cades), e feriram toda a terra dos amalequitas, e também aos amorreus, que habitavam em Hazazom-Tamar.

Então saiu o rei de Sodoma, e o rei de Gomorra, e o rei de Admá, e o rei de Zeboim, e o rei de Belá (esta é Zoar), e ordenaram batalha contra eles no vale de Sidim,

Contra Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim, e Anrafel, rei de Sinar, e Arioque, rei de Elasar; quatro reis contra cinco.

10 E o vale de Sidim estava cheio de poços de betume; e fugiram os reis de Sodoma e de Gomorra, e caíram ali; e os restantes fugiram para um monte.

11 E tomaram todos os bens de Sodoma, e de Gomorra, e todo o seu mantimento e foram-se.

12 Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e foram-se.

13 Então veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol, e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão.

14 Ouvindo, pois, Abrão que o seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã.

15 E dividiu-se contra eles de noite, ele e os seus criados, e os feriu, e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco.

16 E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo.

17 E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) até ao Vale de Savé, que é o vale do rei.

18 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.

19 E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;

20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

21 E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti.

22 Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra,

23 Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;

24 Salvo tão-somente o que os jovens comeram, e a parte que toca aos homens que comigo foram, Aner, Escol e Manre; estes que tomem a sua parte.


CAPITULO 15


Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.

Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?

Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.

E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro.

Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.

E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.

Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la.

E disse ele: Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la?

E disse-lhe: Toma-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho.

10 E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu.

11 E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava.

12 E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele.

13 Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,

14 Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.

15 E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado.

16 E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia.

17 E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades.

18 Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: « tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;

19 E o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu,

20 E o heteu, e o perizeu, e os refains,

21 E o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu.


Gênesis 14 fala sobre a guerra de quatro reis contra outros cinco reis. Um estudo bíblico de Gênesis 14 revela que Ló foi capturado nessa batalha, mas Abraão conseguiu libertá-lo. Gênesis 14 também é o capítulo que marca o aparecimento de Melquisedeque na narrativa bíblica.

Um esboço de Gênesis 14 pode ser elaborado da seguinte forma:

  • A guerra entre as confederações de reis (Gênesis 14:1-11).
  • Ló é levado cativo pela confederação vencedora (Gênesis 14:12-17).
  • Melquisedeque abençoa a Abraão (Gênesis 14:18-24).

A guerra entre as confederações de reis (Gênesis 14:1-11)

Gênesis 14 começa dizendo que uma confederação de quatro reis fizeram guerra contra uma confederação de cinco reis. A primeira confederação era formada por: Anrafel, rei de Sinar; Arioque, rei de Elasar; Quedorlaomer, rei de Elão; e Tidal, rei de Goim. Já a segunda confederação era formada por: Bera, rei de Sodoma; Birsa, rei de Gomorra; Sinabe, rei de Admá; Semeber, rei de Zeboim; e o rei de Bela (ou Zoar). Todos estes reis se ajuntaram no vale de Sidim (Gênesis 14:1-3).

Esse tipo de batalha era algo muito comum no tempo de Abraão. Reis frequentemente empreendiam ações militares com o objetivo de conquistarem outras cidades-estado. As cidades conquistadas se tornavam submissas aos conquistadores e lhes pagando tributos.

A região citada em Gênesis 14 compreende uma área consideravelmente grande, indo desde a região da Babilônia na Mesopotâmia até a região que posteriormente seria Edom, ao sul do Mar Morto.

No episódio registrado em Gênesis 14, parece que alguns reinos vassalos resolveram se rebelar contra seus dominadores após doze anos de servidão. Nesse ponto, Quedorlaomer aparece como o monarca em destaque, liderando a coalizão contra os reis rebeldes (Gênesis 14:4-9). Mas o texto bíblico deixa claro que a revolta dos vassalos foi mal sucedida. A confederação de cinco reis da região do Mar Morto acabou sendo derrotada pela confederação de quatro reis liderara provavelmente por Quedorlaomer.

Como resultado, as cidades-estado derrotadas foram saqueadas pela confederação vencedora. Entre essas cidades estavam Sodoma e Gomorra (Gênesis 14:10,11). A arqueologia não conseguiu identificar com exatidão quem eram os quatro reis vencedores. Sabe-se apenas que um deles vinha da atual região do Iraque, outro da região atual do Irã e outros dois talvez da atual região da Turquia.

Ló é levado cativo pela confederação vencedora (Gênesis 14:12-17)

Gênesis 13 mostra a separação de Abraão e Ló, e informa como Ló preferiu seguir para a fértil região de Sodoma. Agora, em Gênesis 14, o escritor bíblico já começa a revelar como havia sido ruim a escolha de . O homem que tinha andado ao lado do patriarca Abraão agora havia sido levado cativo por ocasião da derrota de Sodoma (Gênesis 14:12).

Mas uma pessoa conseguiu escapar e correu para avisar Abraão sobre aqueles acontecimentos. Quando Abraão soube que seu sobrinho estava preso, ele reuniu um grupo de trezentos e dezoito homens habilidosos de sua casa e perseguiu a confederação de reis que havia saqueado Sodoma (Gênesis 14:14).

Sem dúvida aquela foi mais uma atitude de fé de Abraão. Abraão não apenas perseguiu aqueles saqueadores, como também os feriu e os derrotou. Então Abraão conseguiu recuperar todos os bens que foram tomados, bem como todos os cativos que dentre eles estava seu sobrinho Ló (Gênesis 14:16,17). No entanto, a glória por aquela vitória não pertencia a Abraão, mas ao Deus de Abraão, como a sequência de Gênesis 14 deixa muito claro.

Gênesis 15 fala sobre a promessa de Deus feita a Abraão de que ele seria o pai de uma grande descendência. O estudo bíblico de Gênesis 15 ainda mostra a aliança Deus com Abraão acerca da possessão da Terra Prometida.

Um esboço bíblico de Gênesis 15 pode ser organizado em duas grandes partes principais. São elas:

  • Deus fala com Abraão e lhe promete um filho (Gênesis 15:1-11).
  • Deus faz uma aliança com Abraão e promete a posse da Terra Prometida à sua descendência (Gênesis 15:12-21).

O capítulo 15 de Gênesis possui uma importância muito grande para o restante da narrativa bíblica. É em Gênesis 15 que encontramos a mais antiga base bíblica acerca da doutrina da justificação pela fé (Gênesis 15:6).

Além disso, esse capítulo teve um papel fundamental para o povo de Israel. Através de sua narrativa eles puderam aprender sobre a garantia que tinham no que diz respeito à posse da Terra Prometida. Inclusive, Gênesis 15 informa que Deus já havia avisado a Abraão sobre o período de escravidão de seus descendentes no Egito séculos antes de isto acontecer.

Deus fala com Abraão (Gênesis 15:1-4)

Gênesis 15 inicia registrando uma ocasião em que o Senhor falou com Abraão. Conforme o texto bíblico, isto aconteceu pouco depois dos acontecimentos registrados em Gênesis 14; quando Abraão saiu vitorioso da batalha contra a confederação de quatro reis e libertou seu sobrinho Ló do cativeiro inimigo. Ainda em Gênesis 14 Abraão foi abençoado por Melquisedeque e também recusou ficar com os bens de Sodoma recuperados como espólio da batalha que venceu.

No primeiro versículo de Gênesis 15 o escritor bíblico usa a frase “veio a palavra do Senhor a Abraão”. Essa é uma descrição típica nas Escrituras para fazer referência a uma revelação divina a um profeta (ex.: Jeremias 18:1; Ezequiel 6:1; etc.). O mesmo versículo esclarece que Deus falou com Abraão através de uma visão. Nos tempos bíblicos, enquanto as Escrituras estavam sendo produzidas, as visões eram um importante modo de revelação da vontade de Deus.

O que Deus disse a Abraão foi: “Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande” (Gênesis 15:1). Essa declaração divina confirma a bênção de Melquisedeque e indica claramente que Abraão contava com a presença, a provisão e a aprovação de Deus. Abraão se recusou em ficar com os bens recuperados de Sodoma, e agora que estava recebendo da parte do Senhor a promessa de um grandioso galardão.

Em resposta à palavra do Senhor, Abraão fez um questionamento acerca de sua descendência. Ele alegou que por não ter filhos, Eliézer, um servo de sua casa, seria seu herdeiro (Gênesis 15:2,3). Naquele tempo um homem rico sem filhos poderia adotar um de seus servos para ser o guardião de seus bens e depois herdá-los após sua morte.

Deus promete um filho a Abraão (Gênesis 15:5-11)

Diante do questionamento de Abraão, o Senhor logo deixou claro que o Eliézer não seria seu herdeiro. Na verdade o herdeiro de Abraão seria um filho de sangue. Foi nesse contexto que Deus disse a Abraão as conhecidas palavras: “Olha para os céus e conta as estrelas, se é que podes”. Deus prometeu que tão incontáveis como as estrelas seriam os descendentes de Abraão (Gênesis 15:5).

escritor de Gênesis diz que Abraão creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça (Gênesis 15:6). Como foi dito, esse versículo serve como a primeira revelação de que a justificação é pela fé e não pelas obras. Abraão creu na promessa do Senhor de que ele teria um filho que seria seu herdeiro e Deus o considerou como justo. Em outras palavras, pela fé Abraão satisfez os termos da aliança que Deus firmou com ele.

No Novo Testamento o apóstolo Paulo usa o exemplo de Abraão para defender a doutrina da justificação. Nesse sentido, a justificação pela fé de Abraão serve de modelo para a justificação pela fé do crente em Cristo (cf. Romanos 4:3-25; Gálatas 3:6-14). O escritor de Hebreus também usa o texto de Gênesis 15 para falar do exemplo de fé de Abraão na galeria dos heróis da fé (Hebreus 11:11,12).

Na sequência Deus também reafirmou a Abraão que havia lhe tirado de Ur dos Caldeus para lhe dar aquela terra por herança (Gênesis 15:7). Motivado pela fé, Abraão pediu um sinal de que ele haveria de possuir aquelas terras.

Então Deus firmou sua aliança com Abraão numa cerimônia formal. Ele ordenou que Abraão pegasse alguns animais com três anos de vida, e também duas aves (Gênesis 15:9). Abraão fez conforme o Senhor lhe ordenará e cortou os animais ao meio, com exceção das aves. Ele também colocou cada metade em frente à outra e protegeu aqueles cadáveres de animais dos ataques das aves de rapina (Gênesis 15:10,11). O significado disso fica revelado na sequência do texto.

Deus firma uma aliança com Abraão (Gênesis 15:12-16)

Após preparar a cerimônia da aliança, o texto bíblico diz que ao pôr do sol Abraão caiu num sono profundo (Gênesis 15:12). Então mais uma vez Deus falou com Abraão; dessa vez dando detalhes acerca do futuro de sua descendência.

Deus avisou Abraão que sua descendência haveria de ser peregrina em terra alheia; bem como seria reduzida à escravidão, afligida por quatrocentos anos (Gênesis 15:13; cf. Êxodo 12:40). Obviamente Deus estava falando sobre o tempo de escravidão dos hebreus no Egito. Mas Deus também revelou a Abraão que Ele mesmo julgaria os opressores de sua descendência, e depois libertaria o seu povo com grandes riquezas (Gênesis 15:14).

Então Deus explicou a Abraão que somente na quarta geração sua descendência voltaria àquela terra. O motivo disto era que a iniquidade dos amorreus ainda não havia alcançado um determinado nível (Gênesis 15:16). Os amorreus eram os povos de Canaã. Esta passagem explica claramente que o ataque posterior dos israelitas contra os cananeus não foi sem fundamento.

Ao mesmo tempo em que a tomada de Canaã significava a realização da promessa de Deus para com a descendência de Abraão, também significava o seu santo juízo contra os cananeus. Além das Escrituras, textos históricos também registram a perversidade dos cananeus. Em seus rituais pagãos, por exemplo, eles praticavam violentas atrocidades e todo tipo de imoralidade.

Deus confirma sua aliança com Abraão (Gênesis 15:17-21)

Ainda em Gênesis 15, Moisés, o escritor do livro, registra que houve densas trevas. Então um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo passaram entre os pedaços dos animais que tinham sido partidos ao meio (Gênesis 15:17). Isto explica o significado do cerimonial envolvendo os animais partidos ao meio.

Textos do antigo Oriente Próximo registram que naquela época muitas vezes o estabelecimento de alianças envolvia o costume de partir animais ao meio num tipo de ato simbólico. As partes que faziam a aliança tinham que andar entre as metades separadas dos animais. Isto servia como uma afirmação de que o mesmo deveria acontecer com a parte que quebrasse a aliança. O profeta Jeremias também fala sobre esse costume (Jeremias 34:18).

Quando o fogo, que simbolizava naquele contexto a presença de Deus, passou por entre as partes dos animais, isso significou um juramento divino de que as promessas feitas a Abraão seriam cumpridas. Essa solenidade apontava diretamente para a inabalável fidelidade de Deus.

Significativamente Deus passou sozinho por entre as metades dos animais. Isso significa que Deus estava impetrando a maldição sobre si mesmo, caso Ele não honrasse sua aliança. Também por isso o escritor de Hebreus diz que quando Deus fez a promessa a Abraão, Ele jurou por si mesmo, já que não havia outro maior por quem jurar (Hebreus 6:13-17).

Gênesis 15 termina com Deus uma declaração bem especifica por parte de Deus acerca dos limites geográficos e étnicos da terra que Ele prometeu dar aos herdeiros da promessa feita a Abraão (Gênesis 15: 18-21).










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